A impressão 3d como instrumento da Criatividade

Marcelo Mesquita é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Graduado a Nível de especialização na Universidade Castilla La Mancha, Espanha, em Mercado, Sociedade e Estado na Era da Globalização. Mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília, com foco em cooperação jurídica internacional para combate ao Cibercrime.

Estudioso e palestrante das interações entre direito e a Tecnologia da Informação, especialmente na seara da Segurança da Informação. Magistrado, autor do livro Processo Judicial Eletrônico Nacional, amante de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. Professor convidado da Universidade Católica de Brasília, membro do LANF, desenvolvendo projeto na área de biotecnologia aplicada ao direito.

Renan Simen

Técnico em Mecânica e Estruturas Navais, atualmente cursando graduação em Física pela UFF. Com 20 anos de experiência, os 10 primeiros como Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil, realizando instalação e manutenção elétrica e sendo especializado em Comunicações Navais,  adquirindo experiência em eletrônica. Nos dez anos seguintes, trabalhando como técnico de pesquisa no Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem - LNDC/COPPE/UFRJ.

Dr. Vitor de Oliveira Moraes Lara- IFRJ.

Palestra I - Divulgação Científica e o Física em Cenas.

O grupo Física em Cena foi criado no inicio de 2013. Desde então, temos produzido diversas séries em vídeo e divulgado através do Youtube e outras redes sociais. Em todos os nossos trabalhos apresentamos e discutimos alguns experimentos simples, porem instigantes, de varias áreas da Física.

Dr. Carlos Giovanni Nunes de Carvalho (UESPI)

Resumo:

As abelhas são insetos que buscam equilibrar o microclima interno de suas colmeias para manter a temperatura e a umidade em condições favoráveis para sua sobrevivência. No Nordeste brasileiro, região normalmente quente e com quedas de umidade em alguns meses do ano, as abelhas realizam a termorregulação com mais frequência, na tentativa de criar tais condições favoráveis.

Dr. Francisco Soares Santos Filho

Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia, Mestre em Botânica, Doutor em Botânica. Foi Superintendente Estadual de Ciência e Tecnologia - SECTEC, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e diretor da Unidade de Pesquisa da Superintendência de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – SEDET. 

Apoio

    

Outros Itens OBR